segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Mundo de Campanha (1.0)

O Mundo da Taberna Batistense foi enfim criado e está disponível para acesso para todos os mestres.

1. Introdução ao Mundo

Um mundo compostos por muitas eras e multirracial, em que a magia está penetrada no seu cerne, na qual guerras titânicas ocorreram e estão ocorrendo. Tudo isso é parte do mundo conhecido, e há muito mais coisas no que há para conhecer.
Mas todos os grandes contos possuem um começo, e todo começo ocorre um lugar, o inicio do desenvolvimento será a Grande Cidade Costeira de Calamar.

1.1 Introdução ao Mestre

Caro Mestre, você deve saber tudo sobre esse material para realizar corretamente o ato de mestrar uma campanha oficial da Taberna Batistense. Por meio deste tentaremos passar a grande magnitude do mundo, mantendo o foco ser na cidade de Calamar.
Informamos também que serão produzidos dois tipos de documentos constantemente: as aventuras, com regularidade semanal, e o material de exploração, com regularidade mensal.
Cidade de Calamar - Maré baixa.
2. Grande Cidade Costeira de Calamar
Apesar de o grande nome oficial as pessoas chamam a cidade somente por Calamar, nome herdado em homenagem a um tipo de cefalópode comum nos mares locais.
A cidade construída em uma ilha costeira, que se une ao continente na maré baixa e fica isolada durante a maré alta. Foi erguida a mais de 1000 anos e nem os mais velhos dos elfos locais se lembram com perfeição a história da criação de Calamar. O que se conta, não é fantástico, mas o que era uma antiga comunidade pesqueira se tornou abrigo de refugiados das Guerras Titânicas.
O brasão de Calamar é um escudo de cor preta com uma lula branca e quatro estrelas representando os quatro deuses.

2.1 O Tamanho de Calamar

Apesar da Cidade se limitar ao espaço da ilha, ela domina terrenos continentais como parte de seu território totalizando 200 km² de área de influência (aproximadamente o tamanho do município de São João Batista – SC). Com isso pode-se dividir a Grande Cidade de Costeira de Calamar em: Cidade de Calamar (Ilha), Vila do Rebanho (Continente), Vila Costeira de Calamar (Continente), Vila da Torre do Limite (Continente) e a Vila do Circulo.

2.1.1 Cidade de Calamar (22.000 hab)

O centro militar, político e econômico da Grande Calamar. Construída na Ilha rochosa e ocupando toda a extensão desta com dezenas de casas de pedra, ruelas, bosques e o Castelo de Calamar na sua parte central mais alta. Ela é murada em toda a sua periferia.

Cidade de Calamar - Maré Alta

A sua parte conhecida como Cidade Baixa fica em uma fenda na rocha que forma a Ilha, permeada pelo mar, e é área onde está localizado o porto da cidade e a Taberna “A Caneca de Aço”.

Cidade de Calamar - Cidade Baixa

A parte da ilha ocupada por casas de dois a quatro andares ficou conhecida como subúrbio, é o coração do comercio de toda Grande Cidade Costeira de Calamar. É lar de duas tabernas importantes “O Palhaço Voador” e o “O Peregrino e a Jarra”, além de ambientar outras lugares como “O Alquimista Negro” e “A forja mágica”.

Cidade de Calamar - Sobre Lua Cheia


Na parte superior da ilha está o imponente Castelo de Calamar, sede do poder militar e político de Calamar. O castelo é dividido em cinco áreas distintas: a Casa do Rei, moradia do rei e local onde são exercidos funções politicas, a Casa da Espada, quartel e prisão, e a Alta Casa da Magia, renomada escola de artes mágicas da cidade, a Casa do Ouro, onde são forjadas as moedas da cidade e cofre real, e a Casa do Saber, arquivo de livros reais.
Alta Casa da Magia - Portão Principal 

2.1.2 Vila do Rebanho (1.300 hab)

Quando a cidade começou a crescer, as poucas áreas na ilha onde se cultivava rebanhos deu lugar a novas construções. Sem espaço para conseguir o seu sustento, os habitantes de Calamar saíram da ilha e fundaram nas planícies próximas a Vila de Rebanho. Atualmente não só se sustentam como são grandes fornecedores de alimentos para a Cidade de Calamar.

Vila do Rebanho - Vista do Área Central


2.1.3 Vila Costeira de Calamar (5.400 hab)
Formada recentemente a partir do forte comercio realizado entre Calamar e os seus vizinhos, a Vila Costeira é um reduto de comerciantes inferiores e também conhecidos como a periferia.
Durante o período das Reformas os mercadores mais abastados e com controle de mercadorias mais caras conseguiram manter suas lojas e casas dentro da ilha enquanto os com menos dinheiro e de mercadorias com pouco valor agregado foram retirados para a Vila Costeira de Calamar.
Ali é sede da boemia taberna “A Bruxa e a Espada” e do Boticário de Cort, além da ultrajante Arena dos Desesperados.

Vila Costeira de Calamar - Boticário de Cort

2.1.4 Torre do Limite (300 hab)
Poucas batalhas foram travadas na Cidade de Calamar, sendo ela comumente um lugar de paz e comércio, mas houve durante o fim da antiga monarquia e a entrada dos Filhos de Luca uma forte batalha territorial entre Calamar e Malpighi, a qual Calamar saiu vitoriosa.
Sobre as terras conquistadas foi construída uma torre que indicaria o limite entre as terras dos dois povos, e essa torre seria controlada pelas forças de Calamar.
Após centenas de anos uma vila agrícola se formou em redor da torre, na qual sustenta de alimentos a guarnição.
Torre do Limite - Visão da Torre

2.1.5 Vila do Circulo (400 hab)
A isolada Vila do Circulo apesar de fazer parte da Grande Calamar geograficamente e pagar impostos, fica separada culturalmente da cidade por ordem da druída Brios e o seu Concelho Tribal.
Construída em volta de um monólito de 6 metros de altura e rodeada por monólitos menores de 2 metros de altura, esse vilarejo vive do sustento provido da natureza das florestas próximas.

birdsofrhiannon:Stone cairn circle in Ireland:
Vila do Circulo - Monólito menor

2.2 A Economia da Calamar
The isle of Euboea was a trading force in Greece. It began minting in the early 6th C. BCE. Their first coins were stamped on one side only with the anvil die as is this cow in high relief on the front of this Stater from Eretria ca. 550-480 BCE. On the reverse is a stylized squid, the square around it is an impression left by a'punch die.' The cow and squid are common emblems from Eretria:
Moeda de Prata de Calamar

A economia de Calamar é baseada no comercio com as nações próximas, sendo porto de entrada e saída entre as nações interioranas e os arquipélagos.
É possível achar qualquer item mundano em algum ponto da Grande Calamar, sendo mais provável que os itens de alto valor sejam encontrados na Cidade de Calamar.
Itens mágicos comuns e incomuns são achados facilmente na Cidade de Calamar e na Vila Costeira de Calamar, enquanto os raros podem ser conseguidos com encomendas por um alto valor em alguns pontos: armas e armaduras na Forja Mágica, poções no Alquimista Negro ou no Boticário de Cort.
É comum além das peças de ouro ousar duas joias, a Pérola (100 p.o) e a Esmeralda (1000 p.o), como moedas de trocas em grandes transações.




2.3 O Poder de Calamar

O poder em Calamar é oficialmente do Rei da Grande Cidade Costeira de Calamar, um título de poder dado a uma linhagem que se intitula vinda direta do deus Luca. Atualmente o Rei Vicente Luca atua neste cargo.
Apesar de bem definido o poder central da cidade, também possuem grande poder politico: o Alto Concelho da Magia, o General Mastiff, a Guilda do Ouro, os Sabios de Calamar e a Guilda Mercante de Calamar.
General Mastiff
Rei Vicente Luca

2.4 Soldados de Calamar
Os soldados de Calamar na verdade representam vários grupos militares que compõem as defesas da Grande Cidade. Entre eles está a presente Esquadra Calamariana, a Guarda da Cidade e a Guarda Real.
A Esquadra Calamariana é provida de duas naus de guerra (Nautuilus, Cefalos e Octa) com 60 homens na tripulação de cada uma. Ela é considerada um orgulho para toda a Grande Cidade.
A Guarda da Cidade é realizada por 100 homens espalhados nas áreas urbanas de toda Grande Calamar. É muito criticado pela Guilda Mercante de Calamar a falta de efetivo, o que também justifica o grande uso de mercenários e guardas-pessoais.

Guarda da Cidade
Já a Guarda do Rei, ou Mascaras Reais, são uma guarda de elite focada na defesa do Rei e sua família. Eles são altamente treinados e selecionados bebes e isolados da família para receber treinamento. A taxa de sobrevivência do treinamento é de 1/20, o que faz essa Guarda ser temida além das fronteiras.
Mascaras Reais

2.5 As fronteiras de Calamar
Apesar de a Cidade de Calamar ser totalmente envolta em água, a Grande Cidade apresenta as seguintes fronteiras:
• Norte: Federação Malpighi
• Sul: Reino de Auroque
• Oeste: Cidades Confederadas
• Leste: Mar de Lamarque
3. O sensu comum
A óptica utilizada para se estabelecer o sensu comum é do cidadão padrão de Calamar, sendo esse cidadão o comerciante livre, mas não abastardo. Sobre esse ponto de vista será abordado diferentes pontos da sociedade e cultura local.
3.1 As Guerras Titânicas
Muitos acreditam que isso seja uma lenda de muitos anos atrás para justificar o surgimento da cidade. Poucos acreditam de fato que existe uma Guerra Titânica ocorrendo atualmente, apesar de que o desaparecimento do Grande Reino de Hematos recentemente ter feito ressurgir essa discursão.
3.2 A magia
Conhecida por todos e conjurado por poucos. A magia é fonte de medo e fascínio no cidadão de Calamar. Eles admiram e vivenciam dia-a-dia com a magia, utilizando de poções e outros utensílios mágicos. Mas ao ver ao decorrer do tempo vários desastres acontecidos por abusos do uso da magia, ficam levemente temerosos de estar próximo a um conjurador.

Alta Casa da Magia - Salão de Ikaro

3.3 A fé
Apesar de não haver leis limitando o culto, o cidadão de Calamar tem fé nos “Quatro deuses” e acredita que a alma é o único pertence real de uma pessoa.
3.3.1 Luca
O deus mais forte politicamente, Luca é regente da casa real e deus da prosperidade e do dia. Ele tem seu símbolo, o Sol de Cinco pontas nas moedas de ouro da cidade.
3.3.2 Saulo
O Deus dos Mortos, regente da meia noite, tem vários adoradores espalhados pela cidade, principalmente entre as forças militares de Calamar. Os seus sacerdotes defendem que o povo deve ter uma vida justa e que o resultado de suas ações ecoarão no além.
3.3.3 Dyanne
Vinculada à fertilidade e ao caos natural, a divindade é adorada por muitas mulheres de Calamar. Ela também é a divindade da natureza.
3.3.4 Talimur
O deus das tempestades, do inverno e do poder, Talimur define que você deve brigar pelo o que quer e conquistar a qualquer custo. Seu culto é muitas vezes visto como algo ruim pelo povo.
3.3.5 Ikaro
Intimamente ligado a Alta Casa da Magia, essa entidade é desconhecida pelo cidadão típico de Calamar, e falada com mistério mesmo entre os sábios da Alta Casa da Magia.
Acredita-se que o Alto Concelho da Magia tem posse de um artefato poderoso vinculado a essa entidade.

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