O Mundo da Taberna Batistense foi enfim criado e está disponível para acesso para todos os mestres.
1. Introdução ao Mundo
Um mundo compostos por muitas eras e multirracial, em que a magia está penetrada no seu cerne, na qual guerras titânicas ocorreram e estão ocorrendo. Tudo isso é parte do mundo conhecido, e há muito mais coisas no que há para conhecer.
Mas todos os grandes contos possuem um começo, e todo começo ocorre um lugar, o inicio do desenvolvimento será a Grande Cidade Costeira de Calamar.
Mas todos os grandes contos possuem um começo, e todo começo ocorre um lugar, o inicio do desenvolvimento será a Grande Cidade Costeira de Calamar.
1.1 Introdução ao Mestre
Caro Mestre, você deve saber tudo sobre esse material para realizar corretamente o ato de mestrar uma campanha oficial da Taberna Batistense. Por meio deste tentaremos passar a grande magnitude do mundo, mantendo o foco ser na cidade de Calamar.
Informamos também que serão produzidos dois tipos de documentos constantemente: as aventuras, com regularidade semanal, e o material de exploração, com regularidade mensal.
![]() |
| Cidade de Calamar - Maré baixa. |
2. Grande Cidade Costeira de Calamar
Apesar de o grande nome oficial as pessoas chamam a cidade somente por Calamar, nome herdado em homenagem a um tipo de cefalópode comum nos mares locais.
A cidade construída em uma ilha costeira, que se une ao continente na maré baixa e fica isolada durante a maré alta. Foi erguida a mais de 1000 anos e nem os mais velhos dos elfos locais se lembram com perfeição a história da criação de Calamar. O que se conta, não é fantástico, mas o que era uma antiga comunidade pesqueira se tornou abrigo de refugiados das Guerras Titânicas.
O brasão de Calamar é um escudo de cor preta com uma lula branca e quatro estrelas representando os quatro deuses.
2.1 O Tamanho de Calamar
Apesar da Cidade se limitar ao espaço da ilha, ela domina terrenos continentais como parte de seu território totalizando 200 km² de área de influência (aproximadamente o tamanho do município de São João Batista – SC). Com isso pode-se dividir a Grande Cidade de Costeira de Calamar em: Cidade de Calamar (Ilha), Vila do Rebanho (Continente), Vila Costeira de Calamar (Continente), Vila da Torre do Limite (Continente) e a Vila do Circulo.
2.1.1 Cidade de Calamar (22.000 hab)
O centro militar, político e econômico da Grande Calamar. Construída na Ilha rochosa e ocupando toda a extensão desta com dezenas de casas de pedra, ruelas, bosques e o Castelo de Calamar na sua parte central mais alta. Ela é murada em toda a sua periferia.
![]() |
| Cidade de Calamar - Maré Alta |
A sua parte conhecida como Cidade Baixa fica em uma fenda na rocha que forma a Ilha, permeada pelo mar, e é área onde está localizado o porto da cidade e a Taberna “A Caneca de Aço”.
![]() |
| Cidade de Calamar - Cidade Baixa |
A parte da ilha ocupada por casas de dois a quatro andares ficou conhecida como subúrbio, é o coração do comercio de toda Grande Cidade Costeira de Calamar. É lar de duas tabernas importantes “O Palhaço Voador” e o “O Peregrino e a Jarra”, além de ambientar outras lugares como “O Alquimista Negro” e “A forja mágica”.
![]() |
| Cidade de Calamar - Sobre Lua Cheia |
Na parte superior da ilha está o imponente Castelo de Calamar, sede do poder militar e político de Calamar. O castelo é dividido em cinco áreas distintas: a Casa do Rei, moradia do rei e local onde são exercidos funções politicas, a Casa da Espada, quartel e prisão, e a Alta Casa da Magia, renomada escola de artes mágicas da cidade, a Casa do Ouro, onde são forjadas as moedas da cidade e cofre real, e a Casa do Saber, arquivo de livros reais.
![]() |
| Alta Casa da Magia - Portão Principal |
2.1.2 Vila do Rebanho (1.300 hab)
Quando a cidade começou a crescer, as poucas áreas na ilha onde se cultivava rebanhos deu lugar a novas construções. Sem espaço para conseguir o seu sustento, os habitantes de Calamar saíram da ilha e fundaram nas planícies próximas a Vila de Rebanho. Atualmente não só se sustentam como são grandes fornecedores de alimentos para a Cidade de Calamar.
![]() |
| Vila do Rebanho - Vista do Área Central |
2.1.3 Vila Costeira de Calamar (5.400 hab)
Formada recentemente a partir do forte comercio realizado entre Calamar e os seus vizinhos, a Vila Costeira é um reduto de comerciantes inferiores e também conhecidos como a periferia.
Durante o período das Reformas os mercadores mais abastados e com controle de mercadorias mais caras conseguiram manter suas lojas e casas dentro da ilha enquanto os com menos dinheiro e de mercadorias com pouco valor agregado foram retirados para a Vila Costeira de Calamar.
Ali é sede da boemia taberna “A Bruxa e a Espada” e do Boticário de Cort, além da ultrajante Arena dos Desesperados.
![]() |
| Vila Costeira de Calamar - Boticário de Cort |
2.1.4 Torre do Limite (300 hab)
Poucas batalhas foram travadas na Cidade de Calamar, sendo ela comumente um lugar de paz e comércio, mas houve durante o fim da antiga monarquia e a entrada dos Filhos de Luca uma forte batalha territorial entre Calamar e Malpighi, a qual Calamar saiu vitoriosa.
Sobre as terras conquistadas foi construída uma torre que indicaria o limite entre as terras dos dois povos, e essa torre seria controlada pelas forças de Calamar.
Após centenas de anos uma vila agrícola se formou em redor da torre, na qual sustenta de alimentos a guarnição.
![]() |
| Torre do Limite - Visão da Torre |
2.1.5 Vila do Circulo (400 hab)
A isolada Vila do Circulo apesar de fazer parte da Grande Calamar geograficamente e pagar impostos, fica separada culturalmente da cidade por ordem da druída Brios e o seu Concelho Tribal.
Construída em volta de um monólito de 6 metros de altura e rodeada por monólitos menores de 2 metros de altura, esse vilarejo vive do sustento provido da natureza das florestas próximas.
![]() |
| Vila do Circulo - Monólito menor |
2.2 A Economia da Calamar
![]() |
| Moeda de Prata de Calamar |
A economia de Calamar é baseada no comercio com as nações próximas, sendo porto de entrada e saída entre as nações interioranas e os arquipélagos.
É possível achar qualquer item mundano em algum ponto da Grande Calamar, sendo mais provável que os itens de alto valor sejam encontrados na Cidade de Calamar.
É possível achar qualquer item mundano em algum ponto da Grande Calamar, sendo mais provável que os itens de alto valor sejam encontrados na Cidade de Calamar.
Itens mágicos comuns e incomuns são achados facilmente na Cidade de Calamar e na Vila Costeira de Calamar, enquanto os raros podem ser conseguidos com encomendas por um alto valor em alguns pontos: armas e armaduras na Forja Mágica, poções no Alquimista Negro ou no Boticário de Cort.
É comum além das peças de ouro ousar duas joias, a Pérola (100 p.o) e a Esmeralda (1000 p.o), como moedas de trocas em grandes transações.
2.3 O Poder de Calamar
O poder em Calamar é oficialmente do Rei da Grande Cidade Costeira de Calamar, um título de poder dado a uma linhagem que se intitula vinda direta do deus Luca. Atualmente o Rei Vicente Luca atua neste cargo.
Apesar de bem definido o poder central da cidade, também possuem grande poder politico: o Alto Concelho da Magia, o General Mastiff, a Guilda do Ouro, os Sabios de Calamar e a Guilda Mercante de Calamar.
![]() |
| General Mastiff |
![]() |
| Rei Vicente Luca |
2.4 Soldados de Calamar
Os soldados de Calamar na verdade representam vários grupos militares que compõem as defesas da Grande Cidade. Entre eles está a presente Esquadra Calamariana, a Guarda da Cidade e a Guarda Real.
A Esquadra Calamariana é provida de duas naus de guerra (Nautuilus, Cefalos e Octa) com 60 homens na tripulação de cada uma. Ela é considerada um orgulho para toda a Grande Cidade.
A Guarda da Cidade é realizada por 100 homens espalhados nas áreas urbanas de toda Grande Calamar. É muito criticado pela Guilda Mercante de Calamar a falta de efetivo, o que também justifica o grande uso de mercenários e guardas-pessoais.
![]() |
| Guarda da Cidade |
Já a Guarda do Rei, ou Mascaras Reais, são uma guarda de elite focada na defesa do Rei e sua família. Eles são altamente treinados e selecionados bebes e isolados da família para receber treinamento. A taxa de sobrevivência do treinamento é de 1/20, o que faz essa Guarda ser temida além das fronteiras.
![]() |
| Mascaras Reais |
2.5 As fronteiras de Calamar
Apesar de a Cidade de Calamar ser totalmente envolta em água, a Grande Cidade apresenta as seguintes fronteiras:
• Norte: Federação Malpighi
• Sul: Reino de Auroque
• Oeste: Cidades Confederadas
• Leste: Mar de Lamarque
• Norte: Federação Malpighi
• Sul: Reino de Auroque
• Oeste: Cidades Confederadas
• Leste: Mar de Lamarque
3. O sensu comum
A óptica utilizada para se estabelecer o sensu comum é do cidadão padrão de Calamar, sendo esse cidadão o comerciante livre, mas não abastardo. Sobre esse ponto de vista será abordado diferentes pontos da sociedade e cultura local.
3.1 As Guerras Titânicas
Muitos acreditam que isso seja uma lenda de muitos anos atrás para justificar o surgimento da cidade. Poucos acreditam de fato que existe uma Guerra Titânica ocorrendo atualmente, apesar de que o desaparecimento do Grande Reino de Hematos recentemente ter feito ressurgir essa discursão.
3.2 A magia
Conhecida por todos e conjurado por poucos. A magia é fonte de medo e fascínio no cidadão de Calamar. Eles admiram e vivenciam dia-a-dia com a magia, utilizando de poções e outros utensílios mágicos. Mas ao ver ao decorrer do tempo vários desastres acontecidos por abusos do uso da magia, ficam levemente temerosos de estar próximo a um conjurador.
![]() |
| Alta Casa da Magia - Salão de Ikaro |
3.3 A fé
Apesar de não haver leis limitando o culto, o cidadão de Calamar tem fé nos “Quatro deuses” e acredita que a alma é o único pertence real de uma pessoa.
3.3.1 Luca
O deus mais forte politicamente, Luca é regente da casa real e deus da prosperidade e do dia. Ele tem seu símbolo, o Sol de Cinco pontas nas moedas de ouro da cidade.
3.3.2 Saulo
O Deus dos Mortos, regente da meia noite, tem vários adoradores espalhados pela cidade, principalmente entre as forças militares de Calamar. Os seus sacerdotes defendem que o povo deve ter uma vida justa e que o resultado de suas ações ecoarão no além.
3.3.3 Dyanne
Vinculada à fertilidade e ao caos natural, a divindade é adorada por muitas mulheres de Calamar. Ela também é a divindade da natureza.
3.3.4 Talimur
O deus das tempestades, do inverno e do poder, Talimur define que você deve brigar pelo o que quer e conquistar a qualquer custo. Seu culto é muitas vezes visto como algo ruim pelo povo.
3.3.5 Ikaro
Intimamente ligado a Alta Casa da Magia, essa entidade é desconhecida pelo cidadão típico de Calamar, e falada com mistério mesmo entre os sábios da Alta Casa da Magia.
Acredita-se que o Alto Concelho da Magia tem posse de um artefato poderoso vinculado a essa entidade.















Nenhum comentário:
Postar um comentário